sexta-feira, 15 de abril de 2011

Higiene Bucal na Infância - Infinity Odontologia Integrada




A saúde bucal em crianças tem início antes do aparecimento de seus dentes na cavidade bucal. O processo de educação em saúde bucal na infância inicia-se ainda durante a gestação, através do pré-natal odontológico, no qual a gestante recebe informações sobre a importância da manutenção de sua saúde bucal e orientações sobre dieta e cuidados com a higiene oral do seu bebê.
A higienização da cavidade bucal do bebê é recomendada desde os primeiros meses de vida, ainda na ausência de dentes, com o objetivo de remover restos de leite e criar o hábito da higiene oral na criança. Essa higienização deve ser realizada uma vez ao dia, preferencialmente após a última mamada. O pai ou a mãe deve enrolar, no dedo indicador, uma gaze esterilizada ou fralda de pano limpa (separada exclusivamente para essa função) embebidas em água filtrada e passar, de forma delicada, no tecido gengival, parte interna das bochechas e língua.
Por volta dos seis meses, surgem os primeiros dentes na cavidade bucal do bebê. A partir desse momento, torna-se obrigatória a limpeza deles após o consumo de alimentos, uma vez que, na presença de dentes, já é possível o desenvolvimento de cárie caso não haja uma higiene adequada. Além da gaze e fralda de pano, a higienização pode ser feita com dedeiras de silicone, embebidas em água filtrada ou com uma quantidade mínima de creme dental sem flúor.
A introdução da escova dental infantil tem início com a erupção dos primeiros molares decíduos e deve ser adequada para a idade da criança, apresentando cerdas macias, cabeça pequena e estreita. A partir dos três anos, o creme dental infantil fluoretado já pode ser utilizado, em quantidade equivalente ao tamanho de um grão de arroz, levando em consideração que a criança ainda não consegue cuspir toda a saliva com a pasta. É a partir dessa idade também que se introduz o uso do fio dental de maneira rotineira para prevenção de cárie entre os dentes.
A motivação da criança para realização da higiene bucal deve ser feita pelos pais, de maneira a despertar o interesse dela pela escovação. No entanto, é importante salientar que, enquanto a criança não possuir motricidade suficiente, não deve realizar a higiene bucal sozinha; esta deve ser sempre supervisionada e reforçada pelos responsáveis.

Na Infinity Odontologia Integrada você marca uma avaliação gratuita e tem acesso ao melhor tratamento odonto pediátrico para o seu filhote, profissionais atenciosos e altamente qualificados. Liga lá! 
(31) 3295-0212 - Av. Augusto de Lima, 1.596 - sala 203 - Barro Preto, em frente ao Fórum!

Nenhum comentário: