quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Christian Louboutin e as solas vermelhas: parte final.

Foto reprodução: Christian Louboutin


A maison francesa Yves Saint Laurent poderá continuar vendendo nos Estados Unidos seus sapatos de sola vermelha, que o estilista Christian Louboutin alega ser sua marca registrada.

O juiz federal Victor Marrero decidiu nesta quarta-feira (10) negar o pedido de Louboutin de impedir a YSL de comercializar sapatos com solado vermelho nos EUA.

Ele considerou que Louboutin não conseguiu provar que seu solado precisa de proteção de  direitos autorais, mesmo que já tenha obtido reconhecimento no mercado. "Na indústria da moda, as cores servem a funções ornamentais e estéticas, vitais para uma competição robusta", acrescentou Marrero.

O designer apresentou em abril um pedido que argumentava que o modelo de YSL era "praticamente idêntico" ao seu e isso provocava "confusão, erros e enganos entre o público consumidor".

Louboutin insiste que em 1992 foi o primeiro a usar "um toque vermelho" nos sapatos de salto alto, o que desde então se transformou num símbolo de sua marca. Suas criações foram lançadas à fama mundial graças a séries de televisão como "Sex and the city" e "Desperate housewifes".

Os sapatos do estilista francês, usados pela cantora Madonna e pela princesa Caroline de Mônaco, podem custar até US$ 4 mil, e foram patenteados nos EUA em 2008.

O designer francês ainda exige de YSL uma indenização de US$ 1 milhão por ter supostamente roubado seu direito de "controlar sua própria reputação", mas os advogados da maison defendem que ninguém pode ter um monopólio sobre uma cor de sapatos adotadas "desde o rei Luis XIV, da França, até Dorothy em 'O Mágico de Oz'"'. Daqui.

Aiaiai...

Nenhum comentário: