terça-feira, 30 de agosto de 2011

Trocar de roupa na frente dos filhos?

Foto: globo.com
Você troca de roupa na frente do seu filho?

De fato, é por volta dos 2 anos que as crianças começam a perceber que o seu corpo é diferente do dele. Além de olhares curiosos, ele pode apontar para as suas partes íntimas com aquele olhar de dúvida. Mas não precisa ficar sem graça: tudo isso é normal e faz parte do desenvolvimento da criança. 

Segundo a psicóloga Milena Blanco, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), não há problema algum em trocar de roupa na frente do seu filho ou tomar banho com ele. O mais importante é fazer isso se você sentir-se confortável. Nessa hora, vale aproveitar a curiosidade da criança para explicar a diferença entre homens e mulheres. “Seja objetivo e responda apenas à pergunta que ela fizer, sem entrar em outros assuntos”, diz a psicóloga Harumi Kaihami, do Ambulatório de Pediatria Social do Hospital Sírio Libanês (SP).
Lembre-se ainda de que é fundamental você usar os nomes certos dos órgãos na hora da explicação. Assim, a criança aprende corretamente e não vira motivo de piada ao usar os apelidos entre amigos, por exemplo. Durante a conversa, aproveite para enfatizar que ele não deve ter vergonha do corpo.

À medida que for crescendo, pode ser que seu filho prefira tomar banho e se trocar sozinho, o que pode acontecer por volta dos 8 anos. Respeite a decisão dele e também evite se trocar em sua frente, caso perceba que isso o incomoda. Mas não estranhe se isso levar mais tempo para acontecer na sua casa - ou se a nudez continuar algo natural. Isso não é um problema, desde que seu filho aprenda a diferença entre público e privado.

Agora, se você fica constrangida ao trocar a roupa na frente das crianças, não tem por que forçar a barra. A criança vai perceber que aquela situação é incômoda e pode criar uma imagem negativa da nudez no futuro. Por Bruna menegueço.

Nenhum comentário: