- 500 gramas de feijão branco manteiga
- 4 dentes de alho
- 1 abobrinha grande
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- ½ funcho
- 300 gramas de tomates cereja
- 2 ½ copos de manjericão
- 100 ml + 8 colheres de azeite de oliva
- Sal e pimenta do reino
modo de preparo
- 1. Na véspera de servir a salada, ponha os feijões numa vasilha com muita agua e deixe pelo menos 12 horas de molho. No dia seguinte, escorra a agua e lave os feijões na agua limpa. Ponha os feijões numa panela grande com bastante agua e 2 dentes de alho. Leve ao fogo médio. Quando a agua começar a ferver, salgue bem os feijões. Cozinhe até eles estarem cozidos porem firmes ainda. O tempo total pode variar de 20 minutos depois que começar a ferver até 45 minutos: tudo vai depender do frescor dos feijões que você for usar. Quando estiverem prontos, escorra-os e imediatamente passe na agua fria para cessar o cozimento. Ponha numa vasilha grande com 2 ou 3 colheres de azeite e misture bem. Reserve.
- 2. Corte as extremidades do funcho, onde tem as folhas e reserve estas. Retire a camada externa do funcho se ela estiver machucada e descarte. Fatie o funcho bem fino. O ideal aqui é usar uma mandolina. Se você não tiver, use uma faca bem afiada e corte bem rente ao funcho para fatias bem finas. Junte aos feijões. Pique algumas folhas do funcho e junte aos feijões.
- 3. Corte as abobrinhas em fatias de 5 milímetros. Ponha-as numa vasilha com 3 colheres de azeite, sal e pimenta do reino. Deixem as abobrinhas repousarem uns 10 minutos. Unte o grill levemente com óleo e esquente-o bem. Disponha as fatias de abobrinhas e grelhe-as por 2 minutos de cada lado ou até elas estarem bem marcadas mas ainda crocantes. Retire-as e junte aos feijões. Se você não tiver um grill, asse as abobrinhas no forno: você vai perder um pouco da textura mas continua sendo uma delicia.
- 4. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Ponha os tomatinhos num pequeno tabuleiro. Junte 2 colheres de azeite de oliva e mexa bem para untar todos os tomates uniformemente. Leve ao forno e asse por 10 a 12 minutos ou até as peles começarem a rachar. Retire-os do forno e junte aos feijões. Isso pode ser feito numa frigideira também: só tome cuidado para não cozinhar os tomates demais. Eles têm que estar firmes por dentro.
- 5. Lave as folhas de manjericão e seque-as bem. Ponha na vasilha do processador junto com 2 dentes de alho e 100 mililitros de azeite de oliva. Triture bem até formar um creme. Tempere com sal. Regue os feijões e outros ingredientes com o molho de manjericão. Misture com muito cuidado e arrume num prato de serviço. Eu gosto de espremer um limão em cima da salada toda. Sirva a temperatura ambiente. Se for guardar na geladeira até a hora de servir, retire uns 30 minutos antes para ‘quebrar o gelo’: essa salada realmente fica melhor a temperatura ambiente.
Fotos: Reprodução |
Nenhum comentário:
Postar um comentário