As bonecas da série Monter High desenvolvidas pela Mattel, fogem das tradicionais histórias de princesas encantadas, heroínas doces e ingênuas, bailarinas, fadas e sereias, ao contrário, as bonecas usam o universo dos monstros como referência. Mesclando o bizarro com o ‘fofinho’, as filhas de monstros famosos, como o Frankenstein ou o Drácula, tem estilo impactante, personalidade forte e um lado obscuro extremamente divertido. As roupas seguem a linha de raciocínio das personagens: nada obviamente romântico, feminino e delicado.
O guarda-roupa das Monster High é colorido, com caveiras e monstrinhos. Nossos hábitos de consumo dizem muito sobre nossa vida e a sociedade na qual estamos inseridos. Pare para pensar: a Barbie, uma das bonecas mais famosas e tradicionais entre crianças e adultos, representa uma mulher com uma beleza dentro dos padrões, que não choca nem rompe barreiras estéticas. Os papéis desempenhados pela Barbie também são sempre politicamente corretos e morais, a Barbie tem uma personalidade mais tradicionalista de quem cuida da família e vive para ser linda e loira.
As Monster High estão no aposto dessa corrente, rebeldes elas tem estilo e personalidade impactantes, não se limitam apenas a meninas (a linha conta com bonecos para meninos que derrotariam qualquer Ken disponível no mercado). A Barbie, entre outras bonecas disponíveis no mercado de brinquedos, são construídas nos moldes dos valores da família tradicional, que vem sofrendo grandes mudanças em sua estrutura. Atualmente com a maior liberdade individual, as famílias passaram por uma revolução e aparecem nos mais diferentes formatos. Será que essas bonecas “filhas dos monstros” não refletem essa transformação? A sociedade é mutável e a instituição familiar acompanha.
Hoje em dia não é difícil encontrar famílias constituídas por dois pais, ou duas mães, sem contar as pessoas divorciadas que casam novamente e na mesma família, os filhos são de diferentes pais, aumentando ainda mais a complexidade da instituição mais antiga do mundo, logo, os brinquedos dos herdeiros dessas famílias refletirão sua formação nada tradicional. Ao contrário das previsões de muitos filósofos, a família no mundo contemporâneo não foi instinta, mas se adaptou aos novos valores e permanece ainda mais forte.
Além das bonecas, a linha Monster High tem livros, vídeos e um site com todos os tipos de conteúdo interativo. No site, é possível fazer um perfil e descobrir qual das monstrinhas combina mais com a sua personalidade.
Os bonecos são uma atração a parte, com muita informação de moda em seus looks, eles representam diferentes tribos urbanas, como emos, nerds e outros personagens tão comuns nos centros urbanos.
Os Monster High são perfeitos para tempos em que impera Lady Gaga, em um mundo que parece estar de cabeça para baixo com toda a revolução tecnológica e cultural, sem contar as angústias ambientais e a pressão para não acabar com o planeta.
Por: Fashion Bubbles - Fotos: reprodução
Um comentário:
graças a Deus meus filhos já cresceram, não preciso antecipar a feia realidade a eles...brinquedos são aqueles que eles inventam....eh mundo maravilhoso e inocente dos nossos filhos....
Postar um comentário