domingo, 27 de fevereiro de 2011

Lixo Extraordinário - Na torcida pelo Oscar 2011.

Lixo Extraordinário - Divulgação
Sem dúvida nenhuma um dos documentários mais espetaculares produzidos no Brasil. Coprodução do Brasil e Reino Unido, concorre ao Oscar 2011 à estatueta de  melhor documentário. Vencedor de prêmios de público nos festivais de Sundance e Berlim em 2010, o filme foi dirigido por João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley.

Gravada ao longo de três anos, sua trama acompanha um projeto social do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores do lixão de Gramacho, em Duque de Caxias (RJ) - considerado o maior da América Latina e cenário de outro documentário premiado, "Estamira" (2004), de Marcos Prado. Um filme de realidade dura, poético, envolvente; evidencia o poder transformador da arte na vida e na auto-estima dos catadores, assim como sua percepção do mundo. Impossível não se emocionar com aquelas histórias, com os sonhos (e a ausência deles) das pessoas que encontram no lixo - considerado o trabalho mais à margem da sociedade - seu sustento digno.

"Parece um sonho", diz Muniz sobre a indicação ao Oscar 2011. "Estou muito feliz, porque foi uma história que começou por acaso e virou um filme de grande importância, porque consolida um grupo social e mostra o verdadeiro valor do lixo", diz Muniz, que acredita na vitória de "Lixo extraordinário" na premiação da Academia. "Entre os filmes indicados, é o mais forte, o mais premiado, nossas chances são muito grandes", afirma. 
 
Vik Muniz - Divulgação
O longa está em cartaz desde a última sexta-feira (21) em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A incrível trilha sonora foi composta pelo músico americano Moby.

"Lixo Extraordinário" concorre pelo prêmio com os documentários "Exit through the gift shop", do artista plástico Banksy; "GasLand", de Josh Fox; "Trabalho interno", de Charles Ferguson; e "Restrepo", de Tim Hetherington e Sebastian Junge.

A cerimônia de entrega vai acontecer hoje, 27 de fevereiro,  no Teatro Kodak, em Los Angeles, e será transmitida ao vivo para mais de 200 países. Os atores James Franco e Anne Hathaway serão os apresentadores do evento. A Rede Globo vai transmitir logo após o Big Brother Brasil.

Estou na torcida! Bravo, Bravíssimo!

 

Nenhum comentário: