Costurando histórias - Ô fineza!
“O urbano é o que define, para o bem e para o mal, a civilização contemporânea”
Diante da proposta de receber uma homenagem desta revista, Costanza Pascolato foi enfática: “Prefiro olhar pra frente”. Portanto, o baú da família Pascolato foi deixado de lado pela oportunidade que a consultora de moda e matriarca da tecelagem Santaconstancia sentiu de homenagear a arte contemporânea mundial e a moda da atualidade. Entretanto, resta uma indagação: como fugir de um passado que envolve grandes estilistas e artistas com quem ela conviveu, seja profissionalmente ou por meio de seu brilho aristocrático.
“Tudo de melhor que me alimenta hoje em dia vem do mundo da arte; me fascina a liberdade que a arte teve em cada época da história: ser pioneira e colocar o dedinho no lugar para o qual, eventualmente, o mainstream não estava olhando”
Colocada diante do espelho da própria história, a ítalo-brasileira que aterrissou no Brasil em 1944, aos 4 anos, fugindo com os pais Michele e Gabriella da Segunda Guerra Mundial, costura histórias de ontem e de hoje mas sempre apontando para o futuro. Autoridade máxima da moda no Brasil, termos comuns que refletem bem a personalidade desta consultora de moda e escritora, Costanza indicou os artistas contemporâneos que mais despertam sua atenção e os novos estilistas que irão fazer a diferença. Além disso, como se não bastasse, nos brinda com lembranças deliciosas que vão de James Franco a Givenchy. Afinal, diante de tamanha elegância e humor, quem não cai nas graças de Costanza, olhando além de seus indefectíveis e inseparáveis óculos escuros?
“O que me interessa é o novo, ou então repetir uma fórmula antiga de uma maneira nova, mas que funcione para as necessidades do presente… Porque as tendências de mercado hoje se confundem com o comportamento. Vivemos em uma liberdade consumista e não digo que seja negativo… É o que é, e a gente se comunica assim”
Quanto ao conceito desta edição, Costanza acertou. Espécie de editora convidada, ela escolheu os temas das reportagens e ainda ilustra o ensaio de moda. Com ela, as tops Ana Claudia Michels e Carol Trentini, com participação especial de Mariana Weickert. O que se vê nas próximas páginas é a reafirmação de um traço de Costanza presentes nas mulheres de sua família. Elas sempre foram vanguardistas.
Paulo Borges
Publisher
Fotos: reprodução