sábado, 19 de maio de 2012

Pat McGrath - A maior e mais influente Make-up Artist do Mundo.

Eu digo amém.
Pat McGrath.


Cores, muitas cores. Glitter e até paetês. Da beleza quase surrealista dos tempos “hiperbólicos” da Christian Dior, sob comando de John Galliano, à suavidade romântica da alta-costura da Valentino, ou ainda a vibração étnica de Anna Sui, Pat McGrath tem a capacidade e o talento de desenvolver maquiagens para quaisquer propostas e ocasiões. 



A inglesa, considerada pela “Vogue” a maquiadora mais influente do mundo, é também, desde 2004, diretora criativa de design de cosméticos da Procter & Gamble e, consequentemente, das marcas Dolce & Gabbana, Max Factor, CoverGirl e SK-II. Além dos desfiles e do trabalho empreendido na gigante americana, McGrath é colaboradora frequente de revistas como “Allure”, “W”, “Harper’s Bazaar” e das edições americana e italiana da “Vogue”, sem contar o cargo regular na “i-D”.






Listar as atribuições de McGrath só é mais fácil que mencionar todas as marcas com que a inglesa já trabalhou: Prada, Gucci, Louis Vuitton, Givenchy, Balenciaga, Stella McCartney, John Galliano, não há quem não queira as maquiagens conceituais de Pat. Mais recentemente, David Fincher contou com o auxílio de McGrath para criar o visual andrógino de Lisbeth Salander, personagem de Rooney Mara em “Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres”. 

Ao olhar as maquiagens criadas pela inglesa, verdadeiras obras de arte nas quais rostos femininos servem de tela para sua inventividade aparentemente sem limites, é difícil acreditar que McGrath não tenha formação técnica na área em que é sumidade.




McGrath foi criada em Northampton por sua mãe, Jean McGrath, uma imigrante jamaicana apaixonada por moda e maquiagem. Em entrevista dada à “Vogue” em 2007, a inglesa atribuiu à mãe sua criatividade, afirmando que a mesma lhe ensinou a observar as padronagens, tecidos e todos os outros elementos que integram o universo fantástico dos desfiles. Após terminar o colégio, McGrath fez um curso de artes na Northampton College e pretendia estudar moda, mas abandonou o projeto ao conhecer a stylist Kim Bowen, que a convidou para observar seu trabalho em ensaios fotográficos para as revistas “The Face” e “i-D”.




No entanto, a grande oportunidade de McGrath surgiu quando a maquiadora conheceu Edward Enninful, então editor de moda da “i-D”. A partir daí, a inglesa conquistou muitos trabalhos e assumiu o cargo de diretora de beleza da revista, posição que ocupa até hoje. Em 1999, McGrath desenvolveu uma linha exclusiva de cosméticos para Giorgio Armani e nessa mesma década iniciou longas colaborações, com fotógrafos e marcas: praticamente todos os desfiles da Christian Dior e Prada nos últimos anos tiveram Pat McGrath como maquiadora chefe, bem como os editoriais da “Vogue” italiana.






Fotos: reprodução

Nenhum comentário: